Movimento Estudantil de Educação Física - MEEF

O Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF) tem seu início simbolizado pela greve de estudantes que, em 1957, paralisou a Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil (atual UFRJ) devido ao fato de um estudante negro não poder ter acesso a piscina do clube onde se ministravam as aulas.
Nos anos 90 há um fortalezimento do MEEF com a efetivação de um coletivo organizador, denominado ExNEEF (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física), a idealização dos EREEF’s (Encontros Regionais de Educação Física) e do SMEE (Seminário de Movimento Estudantil e Esporte).

As bandeiras do MEEF, atualmente, partem da nossa luta por uma universidade que realmente sirva à transformação social, ou seja um projeto de Universidade  contrário ao governo Lula e sua Reforma Universitária. Também contrária aos sistemas CREF/CONFEF, contra a Regulamentação da Profissão, pela Regulamentação do Trabalho. E luta por diretrizes curriculares que realmente tenham um projeto de formação e emancipação humana.

Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExNEEF

A ExNEEF é a entidade estudantil que representa os estudantes de Educação Física nacionalmente, sendo responsável por encaminhar as deliberações, decisões e discussões dos estudantes junto às entidades competentes, ao Estado e à sociedade civil. Anualmente, ao final de cada Encontro Nacional é eleita a gestão seguinte.
A coordenação nacional, gestão 2010/2011, é composta por Marcel Segalla (USP), Brenner Ranieric (UFC), Marcius Fuchs (UFSM), Vinicius Morais (UFSM), Viviane Portela (UFRGS), Luis Carlos (Monstro) (UFRJ), Leonardo (Panda) (UERJ) e Jonathas (UFMA).